Facebook - Liliana Martins     YouTube - Liliana Martins
Liliana Martins - Biografia

Biografia

07 de Março de 2017

Liliana Martins, nasceu a 4 de Agosto de 1983, na freguesia de São Martinho de Sintra, ainda no antigo hospital da vila de Sintra. Sempre viveu no concelho de Sintra e foi lá que despertou a sua paixão pela música.

Desde jovem, a Liliana demonstrou aptidão para as artes, integrando durante 8 anos o rancho folclórico “As Lavadeiras do Sabugo”, cantando no coro da missa na capela da aldeia de Cortegaça e mais tarde colaborando com o Grupo de Teatro Experimental da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras.

A sua primeira experiência a cantar Fado (para um público) aconteceu aos 19 anos quando participou no concurso "O Fado mora na feira", que se realizava na antiga feira popular em Lisboa, onde atingiu a semifinal.

A partir desse momento começa a participar em várias noites de Fado amador e a desenvolver o seu gosto por esta arte.

Em 2011 começa a ter aulas com o professor Jacinto Carminho e começa um ciclo onde encara a música de uma forma mais profissional. Participa em vários eventos de Fado e alguns concursos, dos quais consegue alguns prémios. Durante este período, faz algumas actuações em locais emblemáticos, tais como: Centro Cultural Malaposta, Centro Cultural de Cascais, Casa-Museu Amália Rodrigues, Convento de Cristo em Tomar, Salão Nobre dos Paços do Concelho em Lisboa ou Fórum Municipal Luísa Todi.

Em 2012 tem uma participação no Grande Prémio do Fado, concurso de Fado a nível nacional transmitido no programa "Portugal no Coração" da RTP1 e realizado em parceria com a Rádio Amália, onde atinge a final mensal.

Desde Julho de 2012 até Fevereiro de 2013 a Liliana integrou o elenco do espetáculo musical "Alfama, Uma História de Fado" como vocalista principal.

Em Novembro de 2013 teve a sua primeira experiência a cantar numa Casa de Fado (São Miguel d’Alfama) integrando o elenco residente. Desde então tem vindo a cantar em várias Casas de Fado (tanto em Lisboa como noutros locais).

Em Junho de 2014 foi convidada para ser a madrinha da "Marcha do Amor" nas Marchas Populares em Tomar.

Em Outubro de 2014 é lançado "Corpo-Fado", o disco de estreia de Liliana Martins, que tem a sua apresentação oficial no Centro Cultural Olga Cadaval a 27 de Junho de 2015.
Em Junho de 2016, este disco recebeu o prémio de melhor album "world beat", pela entidade internacional "The Akademia Music Awards".

A 4 de Agosto de 2015 (no dia em que completa 32 anos) estreia-se no Café Luso, numa residência artística mensal. Desde então tem participado com alguma regularidade nas noites de Fado desta casa.

Em Novembro de 2016 é lançado "Meu Tempo", o segundo disco de Liliana Martins, novamente com a produção musical do reconhecido Valter Rolo. Este disco tem sido promovido e apresentado ao grande público desde Janeiro de 2017.
O 1º single deste disco, "Toma conta de mim" está nomeado para os prémios IPMA (International Portuguese Music Awards) 2017, na categoria de Fado.